Sabemos que a área de RH é responsável por muitas atividades, mostrando-se muito importante para a manutenção de uma empresa. Porém muitas pessoas não sabem a diferença entre RH e Departamento Pessoal e ficam confusas sobre a função de um DP, julgando-o semelhante às funções de um RH, mas não é bem assim.
Durante um bom tempo o RH foi uma área subestimada dentro de uma empresa, onde no imaginário corporativo era visto como menor comparado às demais áreas.
Entretanto, nos últimos tempos o RH se tornou uma forte ferramenta para o impulsionamento e a valorização de capital humano, tomando uma notoriedade quando o assunto é atingimento dos objetivos estratégicos .
Dessa forma, muitas pessoas começaram a confundir as funções de um departamento pessoal com RH, o que muitos não sabem, é que o DP é de extrema importância para que as ações sejam certeiras.
Você vai ver:
Qual a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal?
Quando falamos de RH e DP nos deparamos com uma enorme diferença de processos. De um lado temos o departamento de RH que é responsável pela seleção de colaboradores e pela gestão do clima organizacional dentro de uma empresa.
Já o Departamento Pessoal trabalha com a parte burocrática do processo de admissão e demissão de colaboradores, a famosa papelada, lidando com registros, manutenção, pagamento e por aí vai.
Com relação a contratação, é RH que é o responsável por realizar o processo de recrutamento, análise de currículos e seleção. Mas, é o profissional de DP que realiza o processo de admissão, cuidando de toda a papelada.
Qual é a função de um RH?
A área de RH lida e cuida especialmente com tudo que está relacionado ao capital humano, cuidando diretamente de tudo relacionado a essa esfera.
As atividades de um profissional dessa área vão desde o recrutamento e seleção de novos colaboradores, realizando as entrevista, triagem e divulgação de vagas, até um papel mais estratégico, envolvendo a manutenção do clima organizacional, onde irão se atentar ao desenvolvimento e a retenção de talentos da empresa, envolvendo a promoção de capacitações e treinamentos.
Entre as principais atividades de um profissional de RH está:
- Processo de recrutamento e seleção;
- Onboarding de novos funcionários;
- Desenvolvimento e treinamento;
- Planos de carreira;
- Cargos e salários;
- Clima organizacional;
- Avaliação de desempenho;
- Retenção de talentos.
Qual é a função de um departamento pessoal?
A área de departamento pessoal cuida especialmente dos processos administrativos e burocráticos dos colaboradores de uma empresa.
Essa área está ligada diretamente a processos e organização, se atento estritamente às normas e legislações trabalhistas vigentes, cuidado para que tudo esteja em ordem evitando futuros desgaste com processos e multas. Atentando a toda papelada desde gestão de férias, pagamento, processos administrativos e entre outros.
Entre as principais atividades de um profissional de DP está:
- Admissão de profissionais;
- Pagamento de rendimentos;
- Controle da jornada de trabalho;
- Gestão de benefícios;
- Desligamento.
Podemos resumir como a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal é que um cuida da gestão das pessoas e o outro é responsável por realizar atividades administrativas e burocráticas que envolve o empregador e empregado.
Por que terceirizar o seu Departamento Pessoal?
A Terceirização de DP é muito indicada para aquelas situações em que os gestores estão investindo muito do seu tempo produtivo em fiscalizar e resolver problemas relacionados às rotinas e processos técnicos da área de Departamento Pessoal. Ao contratar a solução de BPO da RHOPEN, o gestor ganha mais tempo para focar na estratégia e nos resultados do negócio.
- Auditoria de rotins de DP para Saúde e Segurança
- Construção e automatização de todos os processos
- Tercerização da Folha de Pagamento
Ter um Departamento Pessoal saudável é imprescindível para que a empresa atrevesse todas os ciclos de desenvolvimento do negócio.