Processo de admissão: passo a passo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O processo de admissão (ou processo admissional) é um conjunto de atividades do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal que legalizam um novo funcionário contratado para compor os quadros da empresa.

Esse processo dá início a uma série de outras atividades que impactam no trabalho dessas duas equipes. É o caso, por exemplo, da concessão de benefícios, do fornecimento de equipamentos de proteção individual, do planejamento das férias, entre outras.

Ter atenção à admissão e conduzi-la de forma estratégica é fundamental para tentar assegurar que todo o restante não falhará. Portanto, é preciso ficar de olho no que é necessário fazer na admissão de um funcionário.

A seguir, falamos de todas as principais etapas desse processo para que você o conheça em detalhes e tire suas dúvidas a respeito. Confira!

Se preferir, vá direto para o tópico de interesse através do índice abaixo:

O que é uma admissão?

admissão (ou processo admissional) é o resultado de vários processos que se iniciam com o recrutamento de um profissional até a formalização de sua contratação pela empresa.

É um processo que engloba uma série de procedimentos burocráticos para estabelecer a relação empregatícia e autorizar a prestação de serviço da pessoa contratada para a organização.

Embora seja algo básico para as empresas, o processo de admissão nem sempre é simples. Na verdade, seu sucesso depende de um bom planejamento e da escolha dos métodos certos de seleção de currículos, entrevista, análise de perfil, dinâmicas e outros.

Isso porque, para além da questão jurídica, a admissão envolve entender como fazer uma contratação que atenda as necessidades da empresa e, de preferência, minimizar os custos do processo.

Em geral, o ponto de partida é a criação de uma oportunidade; ou seja, a abertura de uma vaga de trabalho na empresa que precisa ser preenchida da melhor forma. Com base nisso, inicia-se o processo de admissional.